Quem sou eu

Minha foto
Vice diretora da rede estadual de ensino, bibliotecária, professora particular e psicopedagoga.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Formação Pedagógica

Nesta semana estamos de férias no centro de reforço escolar. Mas na escola que trabalho está acontecendo as formações pedagógicas.
Estou gostando muito de ver o quanto o grupo cresce com a ajuda  uns dos outros. Ver meus colegas como palestrantes partilhando experiências tão simples, mas planejadas com carinho e empenho é muito legal e incentiva os demais.
Estou repensando minha prática, após vivenciar uma troca de experiência com meus colegas da escola, onde aprendi e ensinei, estabelecendo uma troca de saberes muito positiva.
Sempre fui favorável ao remanejo de crianças na alfabetização. Separar crianças por níveis e porque não, formar turmas classificadas por eles, facilitaria o trabalho na prática do professor.  Mas penso que se aprendemos com os pares e trocamos saberes que são compartilhados das mais diversas maneiras, como fica esta troca numa turma homogênea?
As crianças assim como os adultos sentem-se felizes ao trocar com seus colegas aquilo que já dominam. É muito gratificante auxiliar, aprender e trocar em grupo com saberes tão diversos.
Sendo assim, o trabalho com turmas homogêneas pode facilitar a prática docente, mas não trabalha a diversidade de uma turma tão rica em experiências diferentes que podem se unir e construir novos saberes oriundos deste grupo que tem uma identidade constituída a partir de seus integrantes provenientes dos mais diferentes contextos e que a partir destas trocas conquistam seus espaços de autoria, que é o que queremos enquanto educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário